18/07/2012

A língua em cuidados

Nos últimos dias, recebemos todos uma boa notícia: o Ciberdúvidas, esse tesouro, que esteve em risco de fechar por falta de financiamento, receberá apoio estatal, segundo anunciou Francisco José Viegas.
Que alívio. Milhares de pessoas alunos, professores, profissionais da escrita e não só consultam todos os dias esse site para esclarecer as suas dúvidas, e elas estão muito longe de se esgotar.

Uma notícia nada positiva é a de que, «no que diz respeito ao secundário, a média nacional dos resultados das provas de Português em 2011 foi de 9,6 valores». Depois de ler o artigo, qualquer pessoa fica de coração partido.
 
Se visitarem o Ciberdúvidas hoje, encontram logo na página de entrada duas coisas engraçadas: uma apresentação de diapositivos sobre o ser-se linguista e uma troca de correspondência entre Teolinda Gersão e Maria Helena Mira Mateus, acerca dos programas de ensino da língua portuguesa, um assunto espinhoso.

A língua é de todos. E às vezes, quando uma coisa é de todos, parece que não é de ninguém, mas não é verdade. É preciso ampará-la. Lembremo-nos disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário