07/08/2012

O valor das histórias

«O universo é feito de histórias, não de átomos», disse Muriel Rukeyser. Assim começa este artigo no site Brain Pickings (um dos meus preferidos) sobre o valor que conferimos às histórias. Elas não têm apenas um valor emocional ou intelectual, também se traduzem em dinheiro na forma de royalties ou noutra. 

As marcas, os media ou os políticos, por exemplo, são mestres na arte de converter as suas narrativas em ações alheias. Todos o sabemos, todos o sentimos e todos alinhamos.

Apesar disso, Rob Walker e Joshua Glenn decidiram fazer uma experiência para o demonstrar. A sua hipótese era a de que as histórias são tão poderosas que o seu efeito no valor subjetivo atribuído a um objeto pode ser medido concretamente. Assim, pegaram em cem objetos insignificantes e pediram a cem escritores que inventassem uma história para eles. Em seguida, puseram os objetos à venda, no e-Bay, acompanhados da respectiva história. O resultado? A tralha que compraram por 128,74 dólares foi vendida por um total de 3 612,51$. 



Podem saber mais sobre o projeto no site Significant Objects e no livro (um objeto com história sobre objetos com histórias) com o mesmo nome.

Pela minha parte, estou convencida de que o universo é feito de átomos e de histórias. A história da matéria, das coisas, do que é, e da nossa relação com tudo isso é a coisa mais fascinante da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário