25/10/2013

Caça às repetições

Em muitas línguas ocorre-me em particular o caso do inglês , a repetição de palavras num texto não tem grande importância, não choca quem lê. Em português, se usarmos com frequência e proximidade uma determinada palavra isso pode soar mal. «Soar mal» não é meramente subjectivo, revela falta de estilo, ausência de desembaraço na escrita. Havendo tantos vocábulos, porquê repetir sempre os mesmos termos?

Embora, consciente ou inconscientemente, tentemos evitar as recorrências, a verdade é que muitos de nós temos tiques de linguagem, bengalas discursivas, de que nem nos apercebemos. Ainda que não escrevamos uma e outra vez «tipos» ou «pás» como os dizemos em conversa, podemos incorrer em sucessivos «poréns», «incrementar» ou «redarguiu ele», o que acaba por cansar o leitor. 

Os revisores e editores de texto costumam chamar a atenção para esses casos, mas os autores também podem fazer um autodiagnósticos usando ferramentas automáticas de contagem de palavras disponíveis on-line. Uma delas chama-se Textanz e é gratuita durante os trinta dias de versão experimental. Se tem um texto importante em mãos, experimente. Pode ser que se surpreenda e detete os seus chavões a tempo.


(Clique na imagem para a aumentar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário