25/11/2013

Roleta emocional

Nas minhas deambulações internéticas, encontrei a seguinte imagem:


Esta roda conterá o espectro das principais emoções humanas devidamente agrupadas e subdivididas. Não sei de onde vem este gráfico, se é usado na área de psicologia ou noutra. Também não sei se as emoções vividas são assim tão simples. Contudo, as aqui listadas resumem e catalogam com relativa eficácia a maioria dos estados emocionais dos seres humanos e, portanto, os principais motores das nossas acçõe.

Seja qual for a sua origem e utilidade noutras áreas, a verdade é que esta roda pode ser muito útil para quem escreve ficção, tanto no que diz respeito à afinação de personagens que devem ter emoções  credíveis e complexas , como à superação do bloqueio criativo. Se não sabe por onde começar a escrever, porque não girá-la, interromper a rotação carregando num ponto e, partindo da emoção que o acaso selecionou, construir uma narrativa? O protagonista sente-se zangado? De que maneira? Porquê?
E que tal combinar duas emoções quaisquer e ver o que sai? Depois de experimentarem, contem-me como correu.

PS: Entretanto, fui pesquisar melhor e descobri que esta roda se enquadra no estudo do contraste e categorização das emoções, na área da psicologia, e que Robert Plutchik criou em 1980 uma roda semelhante:


Sem comentários:

Enviar um comentário