27/09/2012

Aplicações de dicionário

Quem, como eu, tem um espertofone pode andar munido de uma aplicação gratuita de dicionário on-line. Só funciona quando a transmissão de dados (aka «ligação à net») está activada, mas é melhor do que nada. Se quiser ter um dicionário no aparelho, tenho de o pagar.

Optei primeiro pela aplicação da Porto Editora. Já a tinha visto noutro telefone e parecera-me bem. Qual não é o meu espanto quando, na hora de instalar, leio que uma das condições de instalação é ceder-lhes o acesso a dados privados do meu telefone. É que não são uns quaisquer dados anónimos para efeitos estatísticos...



Ler identidade e estado do telefone? Que significa isso? Vejamos:

Determinar o número do meu telefone, o seu número de série, se estou a fazer uma chamada e para que número estou a ligar?!

Bem sei que esta permissão pode dar acesso a estes elementos e que isto não significa que a PE queira usar os dados, mas, seja como for, é um tanto sinistro. Não consigo imaginar um bom motivo para queiram sequer a possibilidade de acesso a esta informação, e, sobretudo, não consigo imaginar um bom motivo para eu a conceder.

Um ponto a menos para eles, um a mais para a Priberam, que só me impõe duas condições, bastante razoáveis:


A permissão para modificar/eliminar conteúdo do cartão SD refere-se apenas a instalar/desinstalar a aplicação do telefone. Aplicação essa que, pelo que vi até agora, funciona muitíssimo bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário