25/09/2012

Ler com os ouvidos

Há uns anos, quando comecei a trabalhar a tempo inteiro, notei que a minha vontade de ler à noite, que costumava ser mais que muita, tinha diminuído. Sentia os olhos cansados, do ecrã, da papelada, do implacável ruído visual. Entretanto encontrei estratégias para contornar isso e adaptei-me. Contudo, há alturas em que simplesmente não me apetece ler, por ter passado o dia inteiro a fazê-lo. É aí que entram os podcasts e as suas muitas virtudes.

Seja na cama, em percursos de metro, enquanto corro ou espero que chegue a minha vez nos Correios, basta carregar no play e estou rodeada de gente interessante, a ouvir coisas novas, a sorrir com os gracejos e, sobretudo, a refletir exatamente as alegrias que um livro me dá.

Se compreende inglês e tem um leitor de mp3, bem-vindo ao paraíso. Explore os podcasts gratuitos da BBC (ah... a BBC, a maravilhosa BBC...) ou do Guardian dedicados a livros e a autores. Em 40 minutos, fica a conhecer um escritor, uma obra, uma ideia. Os apresentadores recomendam-se e os convidados costumam ser de altíssimo gabarito.

Há muitos outros temas (da filosofia à ciência) por onde escolher. Na verdade, oferta não falta. Para começar, pode selecionar alguns daqui ou daqui, por exemplo.

Boas leituras/audições!

Sem comentários:

Enviar um comentário