23/03/2012

A primeira frase

Num romance, é decisiva. A primeira frase pode agarrar-nos num instante ou afastar-nos para sempre. Não faltam listas das «melhores primeiras frases de sempre», mas é difícil enumerar as piores, talvez pela abundância de candidatas... A livraria «Pó dos Livros» decidiu abraçar esta árdua tarefa fazendo um seleção dos piores inícios de romance que encontrou, submetendo-os a votação no seu blogue.

Nesta lista há uns escatológicos, outros de uma falta de gosto incrível. Se dependesse de mim, o prémio ia para Sim, ela era uma mulher que tinha sido homem, mas ela ainda sabia como piscar as suas pestanas. É que, além de ser uma frase desajeitada, ainda saber como piscar as suas pestanas é ridículo. (Talvez seja apenas uma tradução incompetente. Nesse caso, voto na última opção, pois parece-me pouco inspirada, tenha sido escrita para ter piada ou nem por isso.)

O interessante é que, num ou noutro caso, fiquei com vontade de ler mais. Seria um belo exercício de escrita tentar produzir qualquer coisa interessante a partir de uma primeira frase destas, não?

2 comentários:

  1. Robert era novo nestas coisas da prisão, e sentiu-se assustado, confuso. Mas no momento em que ele pôs os olhos em 472825994, tornou-se um prisioneiro do amor.
    Mas é que nem hesitei.

    ResponderEliminar
  2. «Nicole deixou cair dos seus ombros a blusa de seda que envolveu a perna esquerda de James, que, habilmente, cortou um pedaço de queijo.»
    ... como?
    Como são todas de chorar a rir, tive dificuldade em escolher a pior :))

    ResponderEliminar