O conteúdo de um texto é a sua alma, mas já todos nos apercebemos de que a forma também é essencial. Por muito boa que uma ideia seja, se não houver coesão na estrutura, se não estiver correctamente expressa, ela perde impacto. Por outro lado, se for veiculada com clareza, rigor e fluidez, ela destaca-se, chegando melhor e mais depressa ao destinatário.
Uma carta de apresentação confusa, por exemplo, pode custar-lhe um emprego, ao passo que uma carta escorreita garante-lhe uma primeira impressão positiva.
A somar a tudo isto, estudos na área da Psicologia — como este, cuja leitura recomendo vivamente — demonstram que o modo como a informação é apresentada exerce grande influência na maneira como a mensagem é recebida.
Isto tem inúmeras implicações, mas a grande lição é a de que se o texto for visualmente legível tendemos a formar uma opinião mais favorável acerca dele.
Como conclui o artigo acima referido, se é fácil de ler, é fácil de fazer, é bonito, bom e verdadeiro.
Como conclui o artigo acima referido, se é fácil de ler, é fácil de fazer, é bonito, bom e verdadeiro.
Dica: resista a usar um tipo de letra floreado ou invulgar quando a situação exige clareza.
Sem comentários:
Enviar um comentário